mais 72 horas natalinas até o outro natal
I
Acho que dezembro é o mês favorito da depressão, já que nada entristece tanto quanto a necessidade de performar felicidade e fingir que existem grandes planos e que toda a sua família te interessa igualmente e não somente os gatos pingados realmente significantes para você.
Nunca fui bom nisso. Sempre gostei pela comida. Gente reunida contanto mentiras não tem um centésimo da importância de um bom salpicão.
Esse ano passei em casa e acho que três pessoas comendo e vendo séries enquanto uma platéia de cachorras assiste atentamente aos ossos de frango no prato é a definição perfeita de família. Felicidade ou infelicidades a parte, o protagonista é a comida. Estamos juntos trezentos e sessenta e cinco dias ao ano.
II
Festas de Fim de Ano são geralmente um período difícil para neuroatípicos, em parte devido ao clima de felicidade generalizada que não pode ser facilmente compreendido ou mesmo emulado por eles; outra razão é a sensação de vazio por não ter nenhuma conquista pessoal a celebrar ou mesmo nenhuma grande expectativa com o próximo ano, o que só piora quando não se tem um bom relacionamento com a família. E é difícil para pessoas dentro da norma e que não lidem diretamente com essas questões conseguirem entender a melancolia que essas datas tem para quem por força das circunstâncias não se adequa ou faz parte dos ritos popularescos delas. As vezes a vida dói mesmo quando a comida é muito boa.
III
Aproveitem a comida. A vida é curta para gastar tanta energia com tantas questões morais e cristandades. O que realmente importa é a boa companhia e felicidade produzida, não quantas luzes enfeitam sua casa, qual deus faz aniversário quando ou se consegue se fingir de normal para agradar seu primo de vigésimo sexto grau.
Aproveite a comida, a bebida, a companhia e sorria. Qualquer coisa é um bom pretexto para sorrir. Qualquer coisa é um bom pretexto para se cercar de amigos e boa bebida. Que seja por Jesus Cristo, Baco, Krampus, Satanás ou Baal, que seja por uma vida boa independente de quantos minutos ela pode durar.
Minha passagem foi triste, não vi nenhum propósito nela.
ResponderExcluir